Contos de Sala de Aula

Contos de Sala de Aula

00:00 / 00:00

Sinopse

Pensando nas tantas histórias de professores guardadas no fundo das gavetas ou nos HDs dos computadores, que a Editora Oficina Raquel organizou o concurso Professores na Escrita. Lançado em 15 de outubro de 2019, justamente para comemorar o Dia do Mestre, o certame logrou reunir um conjunto variado e significativo de textos. Dentre todos os recebidos, os que se encontram nesta antologia destacaram-se por trazer em seu cerne tanto o necessário fator emocional que tanto marca a vida cotidiana dos professores como uma marcante qualidade literária intrínseca.

Autor

Mônica Macedo e Sabrina Guedes
Possui especialização em Produção do Conhecimento na Escola Básica: Da Pré-Escola à 4a série pela Universidade Federal Fluminense e pela CEFET-RJ em Relações Etnicorraciais e Educação. É graduada em PEDAGOGIA pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel. Atualmente, trabalha na Coordenação de Integração e Gestão da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação e na formação de professores, com ênfase em alfabetização. Foi orientadora de Estudos do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) em 2013/2014. Participou do grupo de pesquisa EPELLE/ LEDUC da UFRJ de 2017 a 2019. Idealizadora, fundadora e mediadora do Curso Laboratório de Aprendizagem Tecnológica pertencente ao ESPAÇO AÇÃO de minha propriedade. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Possui Especialização em Mídias Educativas, Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia, Psicopedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Graduada em História e em Pedagogia. Professora de Monografia I – CEDERJ/UERJ/PEDAGOGIA. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro há mais de 10 anos, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional Digital, Alfabetização, Sala de Leitura, Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. Participante dos Grupos de Pesquisa: GEFEL e Pedagogia Histórico Crítica da UERJ. Colunista do Jornal MAIS MINAS e do Grupo Dogus. Poetisa com publicação de livros. Foi Orientadora de Estudos do PNAIC/MEC, sendo também professora e formadora na área da Informática Básica e Educativa. Idealizadora, fundadora e mediadora do Curso Laboratório de Aprendizagem Tecnológica.

Narrador

Rodrigo Dorado
Rodrigo Dorado
Rodrigo Dorado, nasceu em Buenos Aires dia 5 de maio de 1986, é ator desde seus 17 anos. Iniciou no teatro no colégio convencional e inspirado pela paixão seguiu estudando artes cênicas até tornar-se profissional.
Atuou em diversas peças de teatro, na TV começou com a participações em algumas produções da Globo, como Minha nada mole vida e Negócio da China. Na sequência, atuou na série Marcas da vida na Record. Teve a oportunidade de atuar como Bernardo na novela Rebelde da também da rede Record, dirigido por Ivan Zettel.
Em 2013 voltou à Globo na novela Saramandaia fazendo o personagem Zico Rosado jovem, vivido pelo protagonista José Mayer.
Participou também da última novela do Manuel Carlos com direção de Jayme Monjardim, fazendo o personagem Thiago da segunda fase da novela “Em Família”.Em 2015 assinou com o SBT e está novamente nas telinhas na novela “Cúmplices de um Resgate” no SBT, fazendo o personagem Dinho Borba Gato.
No cinema atuou no longa-metragem Bruna Surfistinha (2010), de Marcus Baldini e Andaluz direção de Guilherme Motta. Atuou também em diversos curtas metragens que viajaram o mundo em festivais, e alguns que estrearão esse ano como: Sobre Papéis do diretor Pedro Paulo Andrade, Vazio do diretor Hsu Chien e também no Noturno nº1 do diretor Ulysses Cruz.